Quanto vale o seu site? Aqui está uma pergunta que muitos blogueiros e webmasters fazem. Ao fim de algum tempo todos nós temos uma certa curiosidade em saber quanto valeu todo o nosso trabalho, todo o nosso tempo e dedicação aos nossos projetos. Por vezes, mais do que curiosidade, também podemos querer/necessitar de vender os sites que temos. Seja qual for o seu motivo, há diversas formas de calcular o valor do seu site, quer seja pelo que ganha com o seu site, quer pelo conteúdo que produziu.
Vamos aqui dar umas linhas gerais de como calcular o preço geral de um site a partir de diversos parâmetros que consideramos essenciais:
- Custos fixos do site ou blog
- Investimentos feitos no projeto
- Valorização do projeto
- Rentabilidade do site ou blog
- Autoridade no nicho e redes sociais do projeto
Em cada um dos pontos vamos tentar explicar as variantes a ter em conta, como deve atuar e quais os aspetos mais importantes a ver no seu site para cada um dos critérios.
Se desejar colocar o seu site à venda, considere visitar o seguinte site:
O QUE TER EM CONTA PARA AVALIAR O MEU SITE?
Há diversos parâmetros a que devemos dar especial atenção caso esteja a pensar em vender o seu site para que não faça um mau negócio e venda o seu trabalho de meses ou anos como uma “pechincha”.
A forma mais tradicional (e trivial, diga-se) de calcular o valor do seu site é multiplicar por 2 os rendimentos do seu site no último ano ou então multiplicar por 3 a média de rendimentos anuais que tem tido. No entanto, para além de serem fórmulas demasiado gerais e pouco precisas, não se adequam a todo o tipo de sites.
A análise deve ser uma análise multi-critério, onde cada um dos critérios terá o peso respetivo, conforme o atribuído pelo vendedor (que pode ser você).
1. CUSTOS FIXOS DO SITE OU BLOG
Neste parâmetro há diversas coisas que devemos ter em conta. Primeiramente, o que custo manter o blog ou o site anualmente, onde poderemos incluir a anuidade da hospedagem, do domínio e outros serviços adicionais que sejam necessários para manter o funcionamento normal, tal como ele está no momento em que o está a avaliar. Também poderemos incluir neste capítulo da avaliação os gastos anuais com a Newsletter do blog, nomeadamente com as empresas de Email Marketing.
2. INVESTIMENTOS FEITOS NO PROJETO
Neste critério inserem-se todas as ações que você realizou ao longo da vida do seu projeto com o objetivo de ter um retorno. Podemos indicar aqui alguns tipos, como ações publicitárias, anúncios no Facebook ou no AdWords.
3. VALORIZAÇÃO DO PROJETO
Aqui é onde vamos avaliar o trabalho que realizou e o quanto ele valorizou. Você produziu muito ou pouco conteúdo? Conteúdo de elevada ou baixa qualidade? São estes parâmetros que vão definir este critério. No entanto, como são muito subjetivos, faça-o com a ajuda do Analytics e procure ver a posição dos seus artigos nas pesquisas do Google (este aspeto dará a relevância que os seus artigos têm para o seu público). Procure avaliar as taxas de rejeições e páginas de saída do seu blog e saberá analisar o que precisa de melhorar para que o seu blog possa valer um pouco mais um dia mais tarde. O trabalho do SEO neste ponto é extremamente importante e é aqui que ferramentas como a SEOmoz pode fazer a diferença.
4. RENTABILIDADE DO SEU SITE E BLOG
É agora que a NetAffiliation, AdSense e todos os outros programas de afiliação que sustentam o seu site entram. A técnica que aqui no Escola Blog achamos que foi a mais justa que vimos para entrar com o valor da rentabilidade é multiplicar o valor que você conseguiu no último ano anualmente por 3 e subtrair 2 vezes a média anual de rendimentos do seu blog. Assim, o vendedor não fica a perder porque tem avaliado o seu blog por um parâmetro que reflete os seus rendimentos mais recentes e o comprador tem uma segurança extra pelo parâmetro que reflete a média dos rendimentos totais anuais do projeto.
5. AUTORIDADE NO NICHO E REDES SOCIAIS DO PROJETO
Neste último critério deve avaliar-se concretamente o impacto social que o projeto tem. Naturalmente que é muito mais valorizado um site ou um blog que tenha milhares de seguidores no Twitter, Facebook e Google+ e seja uma autoridade no mercado em que está inserido, do que um blog que não é nada no seu mercado e não tem peso nas redes sociais. Analise muito bem este ponto, uma vez que é cada vez mais um fator de extrema influência nas compras e vendas de um projeto.
TENHO TODOS OS CRITÉRIOS E AGORA?
Se tem todos os critérios, então está na altura de atribuir um peso a cada um deles e fazer contas! Atribua um peso realista, e terá um valor que mostrará o que o seu projeto vale no mercado neste momento!
AFINAL, QUANTO VALE O SEU SITE SEM FAZER CONTAS?
Hoje em dia, há algumas ferramentas na internet que calculam o valor do seu site (embora o este varie muito de ferramenta para ferramenta) e que se baseiam no número de impressões, backlinks, alexa rank, page rank, perspetivas de crescimento do seu site, entre muitos outros parâmetros. Mas como nem tudo é um mar de rosas, essas mesmas ferramentas não dão o valor exato do seu site/blog, apenas uma estimativa, uma vez que ainda não há uma concordância geral sobre os pesos de cada um dos parâmetros usados e por vezes porque não são usados todos eles em conjunto.
Vamos então deixar agora aqui uma lista de 10 ferramentas que o ajudarão a avaliar o seu site: